Aedes aegypti do Bem – Vídeos Tutoriais

Aedes Aegypti do Bem – Vídeos Tutorias de produção do mosquito do Bem.

Estamos vivendo um momento tenso com a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a transmissão de doenças como a Dengue, Chikungunya e o Zika Virus.

Aedes aegypti do Bem

A Organização Mundial de Saúde – OMS –  anunciou no dia 01-02-2016 que a proliferação desses mosquitos e as doenças que os acompanham, principalmente o Zika Virus com sua provável ligação com casos de microcefalia, tornaram-se uma emergência de saúde pública internacional.

Os órgãos de saúde brasileira estão na luta contra esse mosquito para combater essa infestação e proteger a população contra as doenças que são transmitidas pelo Aedes aegypti.

Dentre os esforços para esse combate, a Oxitec Brasil vem produzindo em seu laboratório em Campinas um mosquito geneticamente alterado denominado Aedes aegypti do Bem para criar uma linhagem de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). Os OGMs machos, quando liberados no campo, encontram instintivamente fêmeas selvagens na natureza. Os filhotes desses cruzamentos morrem antes da idade adulta. E dessa maneira, diminui-se a população selvagem do inseto praga.

No Interior de São Paulo, na cidade de Piracicaba, a Oxitec aplicou seu projeto em parceria com a prefeitura e dados publicados em janeiro de 2016 mostram que a quantidade de larvas do mosquito comum — com potencial para transmitir dengue, zika e chikungunya — encontradas no local é 82% inferior à de um bairro próximo equivalente, que não foi “tratado” com a tecnologia.

Aedes aegypti do Bem

Nós, da Marioca Filmes, estamos também envolvidos nesse projeto pois somos a produtora responsável pela produção dos vídeos da empresa.

Nesse artigo publicamos os 3 vídeos tutoriais que explicam o processo de produção do Aedes aegypti do Bem pontuando com detalhes como são desenvolvidas e aplicadas as técnicas para o combate contra  essa praga.

Estamos ainda produzindo mais vídeos explicativos e de conscientização para que possamos junto com a Oxite Brasil combater essa ameaça voadora.

É importante lembar que a população também é muito importante para o sucesso do Projeto Aedes aegypti do Bem.

Elimine os criadouros: não deixe água parada, feche a caixa d’água, recolha o lixo e converse com os agentes de saúde sobre as formas mais eficazes de combater o mosquito.

Caso queira conhecer melhor a empresa e como a Oxitec trabalha acesse o site – http://br.oxitec.com/

Produção do mosquito Aedes Aegypti do Bem


Ficha Técnica

  • Cliente: Oxitec Brasil
  • Produto: Vídeos Tutoriais
  • Criação: Marcelo Furuguem / Eduardo Moreno
  • Roteiro: Alessandro Greco
  • Direção: David Afonso
  • Direção de Fotografia: Duda Covett
  • Iluminação: Hilton Breymaier
  • Produção: Marcelo Furuguem
  • Pós Produção: Marioca Filmes
  • Website: br.oxitec.com